-
Arquitetos: Sommet
- Área: 790 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Paul Renaud
-
Fabricantes: Aluvi, AutoCAD, Gladimar , Knauf, Ramon Soler, Roca, VASA
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Salatino fica em um condomínio fechado no município de Porongo, em Santa Cruz, Bolívia. O projeto da casa se caracteriza por sua orientação para o campo de golfe circundante, que funciona como um componente integrado do espaço ao ar livre. Esse projeto responde à ideia de estabelecer uma continuidade espacial visual com o campo, transformando-o em uma extensão orgânica do jardim privado da casa.
Sua composição formal é composta por dois volumes sobrepostos e dispostos de maneira perpendicular, que são separados por uma viga de concreto que, por sua vez, gera uma sobreposição entre eles. As vigas metálicas de cor preta, que emolduram as lajes, enfatizam a divisão entre esses volumes e contribuem para a complexidade e coesão da composição.
O programa da casa é organizado em três pavimentos: subsolo, térreo e primeiro andar. O subsolo abriga as áreas de serviço, enquanto no térreo está o programa social da residência. O conceito principal do desenho é a flexibilidade funcional, permitindo a utilização tanto conjunta como independente das áreas sociais.
Isso é possível por meio de uma disposição linear que conecta a sala de estar/jantar, a cozinha e a área de churrasco. O primeiro andar abriga dois quartos com suíte e uma suíte principal com vistas panorâmicas diretas para o campo de golfe. A escada, que estabelece a conexão entre os dois níveis, é estrategicamente posicionada sob uma claraboia, que desempenha a função de fornecer iluminação zenital natural ao percurso pela casa.
A casa também se caracteriza pela incorporação de brises metálicos que envolvem o volume superior da residência. Eles proporcionam privacidade aos espaços de descanso e regulam a incidência direta do sol. A fachada do térreo é revestida com painel de madeira vazado, conferindo calor e distinção à fachada externa da residência.